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quinta-feira, 7 de abril de 2011



Ano XII nº 27 - Abril de 2011
Artigos publicados pelo Suplemento Pedagógico da APASE. Para acessar o conteúdo completo, clique AQUI.
Ensino Médio: formação para a cidadania ou submissão ao mercado de trabalho?
Editorial
 Ensino Médio: formação para a cidadania ou submissão ao mercado de trabalho?
Acacia Zeneida Kuenzer
 A contextualização nas políticas curriculares nacionais para o ensino médio brasileiro.
Rozana Gomes de Abreu e Alice Casimiro Lopes
 Implicações da Prevenção da Violência para o Currículo do Ensino Médio.
Maria Auxiliadora Elias
 O Ensino Médio: diferentes olhares, desafios comuns.
Celso João Ferretti
 Ensino Médio: a transformação pela Arte.
Depoimento Joaquim Carlos Miranda

17% dos professores não têm formação ideal para dar aula

Lei exige formação superior para docentes a partir do 6º ano do Fundamental; MEC reconhece que a situação é ilegal e pode afetar aprendizado, mas diz articular políticas para sanar a questão
MARÍLIA ROCHA E NATALIA CANCIAN, DE SÃO PAULO


No Brasil, 16,8% dos professores da rede pública não têm formação suficiente para exercer a profissão e estão em situação irregular. A LDB (Lei de Diretrizes e Bases) exige que os docentes do sexto ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio tenham formação superior, mas 208 mil professores dessas séries concluíram apenas o fundamental ou o médio.
Por Estado, a pior situação é na Bahia, onde 50,8% dos 96,5 mil docentes dessas séries não completaram o ensino superior. Já São Paulo tem a melhor taxa nacional: 2,25% dos 238.667 professores dessa fase do ensino não terminaram a faculdade.
O levantamento, feito com base em dados do Inep (instituto ligado ao MEC) reunidos em 2009 e atualizados em janeiro deste ano, abarca o total de 1,2 milhão de professores que dão aulas nas séries em que há essa exigência.
O índice é praticamente o mesmo de 2007 (16%), quando se fez o primeiro levantamento nacional do tipo. Erivan Santos, 20, ilustra essa situação. Ele começou a dar aulas na rede pública aos 19 anos e atualmente ensina geografia numa escola particular de Acajutiba, na Bahia, enquanto está no segundo ano de pedagogia.
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